sábado, 2 de maio de 2020

7 ano aula de interpretação de texto

Olá galera lindaaa! 


As atividades a seguir devem ser realizadas com muita atenção. Sigam o roteiro abaixo e responda as questões em seu caderno. Qualquer dúvida estou à disposição no grupo do Whatsapp. Após realizar a atividade enviem uma cópia legível com o nome completo, data e série para me whatsapp
Bom trabalho!!!

Prática de linguagem: leitura, produção de textos, oralidade, análise linguística semiótica

Habilidades: utilizar adequadamente a coesão e progressão temática nas produções textuais.  Ler e compreender selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto\ juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, poemas, entre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

Sigam as sequencias abaixo: 

1. Click na imagem abaixo e assista o vídeo para saber como  ler e entender um texto.


  Observação: anote as informações em seu caderno de Língua Portuguesa!








2. Leia o conto e responda as questões em seu caderno 

As flores da morte

Conta-se que uma moça estava muito doente e teve que ser internada em um hospital. Desenganada pelos médicos, a família não queria que ela soubesse que iria morrer. Todos seus amigos já sabiam. Menos ela. E para todo mundo que ela perguntava se ia morrer, a afirmação era negada. Depois de muito receber visitas, ela pediu durante uma oração que lhe enviassem flores. Caso fosse voltar para casa, queria rosas brancas. Caso fosse ficar mais um tempo no hospital e estivesse em estado grave, queria rosas amarelas. E, rosas vermelhas, caso estivesse próxima sua morte. Certa hora, bate a porta de seu quarto uma mulher e entrega a mãe da moça um maço de rosas vermelhas murchas e sem vida. A mulher se identifica como "mãe da Berenice". Nesse meio tempo, a moça que estava dormindo acordou, e a mãe avisou para ela que uma mulher havia deixado um buquê de rosas. Isso, sem saber do pedido que sua filha havia realizado em oração. Ela ficou com uma cara de espanto, quando foi informada pela mãe que quem havia trazido as rosas era a mãe da Berenice. A única coisa que a moça conseguiu responder era que a mãe da Berenice estava morta há dez anos. A moça morreu naquela mesma noite. No hospital, ninguém viu a tal mulher entrando ou saindo.

Autoria desconhecida

Fonte: http://www.sobrenatural.org/

1) De acordo com o texto, podemos afirmar:
a) Desde o início do conto, a personagem central estava ciente das suas reais condições de saúde.
b) Sua família e seus amigos sempre a deixaram a par da sua atual situação.
c) O clima de terror do conto é trazido logo no início do texto.
d) O título do conto não possui nenhuma relação com o seu conteúdo.
e) O clima de terror é demonstrado no final do conto, por causa de uma revelação surpreendente.

2) Sobre o conto acima, não podemos afirmar que:
a) É um texto narrativo e ficcional, que possui uma pequena estrutura, pouquíssimos personagens e situações que possuem pouca complexidade.
b) É um texto que traz poucos personagens inclusos em uma única história ou conflito.
c) Os acontecimentos trazidos pelo conto levam a um unido desfecho.
d) É um texto que possui uma longa estrutura.
e) Os fatos narrados no conto são desenvolvidos em um único contexto.

3) Sobre o título do conto em questão, podemos afirmar que:
a) Ao ler o primeiro parágrafo do conto, já podemos perceber claramente a relação entre o título e os fatos do texto.
b) O título já é justificado claramente no primeiro parágrafo do conto.
c) Ao ler o terceiro parágrafo do conto, ainda não é possível estabelecer nenhuma relação entre o título e o destino da personagem.
d) Ao ler o último parágrafo do conto, o leitor consegue identificar claramente a ligação entre o título e o fato narrado.
e) Por ser muito pequeno, o título não justifica o conteúdo do texto.

4) Sobre a estrutura do conto acima, não podemos afirmar:
a) A estrutura do conto acima é bastante concisa.
b) Traz uma introdução (primeiro parágrafo), na qual é apresentada a trama inicial e o contexto onde as ações ocorrem.
c) Traz um desenvolvimento (segundo e terceiro parágrafo), nos quais os acontecimentos começam de fato a se desenrolar, demonstrando o destino da personagem.
d) Traz, no último parágrafo, o ponto mais alto do texto: uma revelação surpreendente e o destino da personagem principal.


.






3. Avaliação


       Chegamos ao final... Claro que não! Terminamos a primeira atividade. Agora convido você a olhar as informações abaixo e estudar um pouquinho, relembrando as características do gênero conto estudadas no 6º ano e também no início de nosso ano letivo. 
     Siga o roteiro:
 - Siga a sequência de todas as atividades acima.
 - Copie o texto e as questões no caderno e responda.
 - Faça anotações no seu caderno de português do que considerar importante.
 - Tire fotos legíveis do seu caderno com nome completo e me envie pelo Whatsapp. 

     Qualquer dívida estou a disposição! 
     Um grande abraço! :)






Nenhum comentário:

Postar um comentário